Pular para o conteúdo principal

Show de Verão da Mangueira parou São Paulo com mais de duas mil pessoas!

Manguei

Mangueira 2017- O Show de verão em São Paulo

* Nunca o Tom Brasil teve duas mil pessoas acomodadas em suas mesas. Se a direção tivesse colocado mais dois mil ingressos a disposição, teriam sido vendidos. Preços nada populares, aliás. (Entre 200 a 500 reais, fora consumo livre, com preços também altos de salgados, refrigerantes, cervejas, vinhos, espumantes).
* Também, talvez nunca mais se repita a emoção de ver dividindo os mesmos holofotes e o mesmo palco Chico Buarque, Maria Bethânia, Rosemary, Fafá de Belém, Elba Ramalho, Fernada Abreu, Mariane de Castro, Tantinho, Lecy Brandão. Todos lindos e talentosos em suas canções e performances. Mais bateria, mais passistas, mais mestre salas, mais toda Mangueira em São Paulo, numa produção cara e complicada em transportar todo o espetáculo tal qual foi apresentado no Rio de Janeiro na noite anterior.
* O tom foi religioso, com Elba, por exemplo, cantando Ave Maria. Rosemary cantou de Roberto Carlos Nossa Senhora e Jesus Cristo. Fernanda Abreu, esbanjou músicas de tambor, incluindo Salve Jorge de Jorge Ben.
* O tema da mangueira 2017 será ecumênico e religioso. Deve ganhar novamente, a se pressupor deste fabuloso "Show de Verão".
* O palco abriu a cortina as 22h e o susto logo veio: Bethânia já poscionada explode com "Emoções" do amigo Roberto Carlos. Delírio Geral. Cantou quatro canções incluindo o tema vencedor de 2016 "Filha de Oyá". sagração.


* Idem 60 minutos depois com Elba apresentando "aquele que nunca teve preconceito de mim no início" Chico Buarque, mandando ver com o hino "O que será". 
* Outra comoção com a platéia interrompendo a apresentação de Chico com gritos de "Fora Temer". Chico prosseguiu.
* Fafá  sambou muito e encantou assim como a linda voz de Lecy Brandão.
* O Jogo de palco de Elba Ramalho sempre seduz. Deusa nordestina com muito orgulho.
* Tudo durou quase tres horas. Uma linda e inesquecível ode à Estação Primeira.
* Coisas do Brasil, de um Brasil legal, que estava quase me esquecendo.





















Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (ou simplesmente Mangueira) é uma escola de samba brasileira da cidade do Rio de Janeiro. Foi fundada em 28 de abril de 1928, no Morro da Mangueira, próximo à região do Maracanã, pelos sambistas Carlos CachaçaCartolaZé Espinguela, entre outros. Sua quadra está sediada na Rua Visconde de Niterói, no bairro do mesmo nome.
A Mangueira foi a primeira escola que criou a ala de compositores, incluindo mulheres. Mantém, desde a sua fundação, uma única marcação, com o surdo de primeira, na sua bateria. Marcelino Claudino, o Maçu, introduziu as figuras do mestre-sala e da porta-bandeira no Carnaval. No símbolo da escola, o surdo representa o samba; os louros, as vitórias; a coroa, o bairro imperial de São Cristóvão; e as estrelas, os títulos.
Foi campeã do Grupo Especial do Carnaval em 19321933193419401949195019541960[5]1961[6]1967[7]1968[8]1973[9]1984[10] 1986[11]198719982002[12] e 2016[13]
Ganhou, ainda, um Super-Campeonato, exclusivo, oferecido no ano de 1984, na inauguração do Sambódromo. A Verde-e-Rosa fora a campeã da segunda-feira de carnaval, e a Portela do domingo. Três escolas foram para o sábado das campeãs disputar o Super-Campeonato, e a Mangueira foi aclamada a Super-Campeã com um desfile memorável em que a escola,ao chegar à Praça da Apoteose, retornou pela avenida, carregando uma multidão de foliões.
Uma das figuras mais emblemáticas da Mangueira é o sambista Jamelão, que foi o intérprete oficial da escola de 1949 até 2006, e que tornou-se uma verdadeira autarquia do samba carioca, com seu jeito mal-humorado e sua voz potente - o maior intérprete de Samba-Enredo de todos os tempos.
Após parceria com a Xerox do Brasil e a Petrobras, na década de 1990 a Mangueira também montou uma Vila Olímpica e passou a disputar campeonatos esportivos, principalmente no Atletismo e no Basquete, onde disputou o Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino 

História

Quando o samba ainda não tinha reconhecimento cultural e nem se pensava em escolas de samba, a comunidade da Mangueira já despontava como pioneira dos carnavais cariocas através dos seus cordões, onde um grupo de mascarados conduzidos por um mestre com um apito acompanhava uma orquestra de percussão. Na Mangueira existiam pelo menos dois cordões: o Guerreiros da Montanha e o Trunfos da Mangueira.
Menos primitivos que os cordões, surgiram os ranchos, que se destacaram por permitir a participação das mulheres nos cortejos carnavalescos e por trazerem inovações tais como: alegorias, uso do enredo, instrumentação de sopro e cordas e o casal de dançarinos baliza e porta-estandarte, hoje conhecidos como mestre-sala e porta-bandeira. Três ranchos se destacaram em Mangueira: Pingo de AmorPérola do Egito e Príncipes da Mata.
Por volta de 1920, surgiram os blocos com os elementos dos cordões e dos ranchos reunindo os "bambas" do batuque e que atuaram como células para mais tarde darem origem às escolas de samba. Somente na localidade conhecida como Buraco Quente havia os blocos da Tia Fé, da Tia Tomázia, do Mestre Candinho e o mais famoso de todos, o Bloco dos Arengueiros. Foi Cartola, que aos 19 anos, sentiu que era a hora de canalizar o dom natural dos malandros do bloco, a fim de mostrá-los de uma forma mais civilizada, com todo o potencial rítmico e coreográfico herdados do ancestral africano.
No dia 28 de abril de 1928, reunidos na Travessa Saião Lobato, nº 21, os arengueiros Zé Espinguela, "Seu" Euclides, Saturnino Gonçalves (pai de Dona Neuma), Massu, Cartola, Pedro Caim e Abelardo Bolinha fundaram o Bloco Estação Primeira. Este bloco esteve presente no primeiro concurso entre sambistas na casa de Zé Espinguela, em 1929, sendo um dos precursores das escolas de samba, junto com a Deixa Falar e a Portela.[16]
Cartola, que mais tarde casou com Zica, foi o primeiro mestre de harmonia da agremiação e deu a palavra definitiva na escolha do nome e das cores: Estação Primeira, porque era a primeira estação de trem a partir da Estação Central do Brasil onde havia samba; verde e rosa como forma de homenagem a um rancho que existia em Laranjeiras, Os Arrepiados. Aos poucos todos os outros blocos do morro foram se agregando e nos anos 1930 e 40, com o surgimento da categoria carnavalesca, a Mangueira já figurava no rol das "grandes" escolas de samba da cidade.
Venceu os três primeiros concursos oficiais, foi vice-campeã em outros dois. Não desfilou em 1937, pois o desfile foi cancelado por ordem do delegado de polícia Dulcídio Gonçalves. Neste ano, o morro da Mangueira foi representado pela azul e rosa Unidos de Mangueira, que somente participou do desfile oficial por quatro anos.
Com o racha entre os sambistas no ano de 1949, a Mangueira, juntamente com a Portela, decide seguir com a UGESB, acusada de ser uma organização simpatizante do Comunismo, enquanto outras escolas, como o Império Serrano, decidiram seguir a liga paralela estimulada pelo governo municipal, a FBES. Foi neste ano que Jamelão assumiu o posto de cantor oficial na escola, ocupando o lugar de Xangô da Mangueira. Logo em seu primeiro desfile, no posto, a escola sagrou-se campeã.
Em 1950, a Mangueira seguiu para a UCES, onde foi novamente campeã, retornando à UGESB em 1951, até a reunificação das entidades no ano seguinte. Em 1980, obteve sua pior colocação até então, quando foi a oitava colocada.
Em 1984, ano de inauguração do Sambódromo, protagonizou um dos momentos mais marcantes da história do Carnaval Carioca. Após desfilar, a escola retornou pela Sapucaí, sendo aclamada pelo público. Naquele ano, o primeiro onde houve dois dias de desfile para as escolas de samba, a primeira divisão acabou sendo dividida em dois grupos, sendo cada um, um concurso diferente. Mangueira e Portela, duas das escolas mais tradicionais, venceram, um o desfile de domingo, e outra o de segunda-feira. Um novo concurso foi realizado no sábado seguinte ao Carnaval, entre as melhores escolas de cada dia de desfile, além das melhores do grupo de acesso também. Por fim, a Mangueira sagrou-se "supercampeã".
Após ser bicampeã em 1986/1987, e vice em 1988, a agremiação obteve algumas colocações ruins, como o 11º lugar em 1989, e o 12º lugar em 1991 e 1994. Apesar da má colocação, o samba enredo de 1994, de autoria de David Correa, Paulinho, Carlos Sena e Bira do Ponto, é considerado por parte da crítica como um dos mais empolgantes da década [17] A composição, que possuía o refrão "me leva que eu vou, sonho meu, atrás da verde e rosa só não vai quem já morreu", falava dos chamados "doces bárbaros", Gilberto GilCaetano VelosoGal Costa e Maria Bethânia.
Datam também dessa época as primeiras parcerias de sucesso da escola com grandes empresas, e do início de grandiosos projetos, como da Vila Olímpica [18]
Em 1995, sucedendo o conhecido presidente Álvaro Caetano, o Alvinho, assumiu a presidência da escola Elmo José dos Santos [19], que ocuparia o posto por dois mandatos. Sob sua presidência,a Mangueira conquistaria o título duas vezes.
Em 1998, ao escolher Chico Buarque como tema de seu carnaval, a Mangueira escolheu em sua eliminatória interna um samba-enredo de uma parceria de compositores paulistanos, membros da escola de samba Morro da Casa Verde, o que gerou alguma polêmica devido à rivalidade entre cariocas e paulistas. Apesar da polêmica, a escola empatou com a Beija-Flor, voltando a conquistar um campeonato após um jejum que já durava onze anos. Logo após o carnaval, em 19 de abril de 1998, foi criada a Academia Mangueirense do Samba [20]
Ainda a Mangueira voltaria a vencer o Carnaval novamente em 2002 com um enredo que falava sobre o Nordeste, perdendo no ano seguinte para a Beija-Flor. Nesse ano, 2003, a Mangueira trouxe como tema a história de Moisés e da libertação do povo hebreu, narrada no Antigo Testamento[21], trazendo um samba de autoria de Marcelo Dáguiã, Bizuca, Gilson Bernini e Clóvis Pê[22], que começava com o refrão "Quem plantar a paz, vai colher amor, um grito forte, de liberdade, na Estação Primeira ecoou", considerado muito bonito pela crítica [23]. Gerou polêmica naquele ano o fato de a comissão de frente, coreografada por Carlinhos de Jesus, não obter a nota máxima, o que sempre vinha acontecendo nos anos anteriores.
Em 2006, a Mangueira escolheu sua nova diretoria, onde numa eleição disputada, Percival Pires derrotou Ivo Meirelles, sendo eleito o novo presidente da escola. Ivo, no entanto, mais adiante ficou com o cargo de presidente da bateria, cargo este que não costuma existir na maioria das escolas de samba, sendo quase uma exclusividade da verde e rosa.
Para 2007, a Mangueira mexeu com vários tabus: ao comemorar seus oitenta anos, pela primeira vez permitiu a presença de mulheres na bateria, ideia esta que partiu do próprio presidente da bateria, Ivo Meirelles, ideia esta que gerou polêmica. Além disso, Preta Gil veio como rainha de bateria da escola, quebrando uma tradição de ter rainhas somente vindas da própria comunidade, eleitas através de um concurso. Porém o fato que causou maior comoção, não só na escola, mas em todo o meio dos sambistas aquele ano, foram os problemas de saúde do intérprete Jamelão, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico e não gravou o samba-enredo da Mangueira para o CD oficial das escolas do carnaval de 2007 nem pôde desfilar com a escola. O então desconhecido cantor de apoio Luizito substituiu o Mestre Jamelão, impossibilitado de cantar, mas também sofreu problemas de saúde pouco tempo antes do desfile e quase foi vetado pelos médicos. Uma sequência de fatos negativos começaram a recair sobre a entidade a partir de então.
No dia do desfile, Beth Carvalho foi impedida de desfilar e praticamente expulsa do carro alegórico dos baluartes, sendo agredida com um chapéu pelo baluarte Raymundo de Castro.[24] O baluarte Nélson Sargento também preferiu não desfilar, já que possivelmente a roupa de sua mulher, não tinha sido entregue.[25] Estes fatos geraram um certo mal-estar no meio do samba e muitas críticas às diretorias de escolas de samba da atualidade, principalmente à da própria Mangueira.
Ainda em 2007, seu presidente foi eleito para a Academia Mangueirense do Samba, ocupando a cadeira de tia Miúda, e que foi ocupada até dezembro de 2006 pelo compositor Jurandir da Mangueira[20].
Em 2008, a Mangueira passou por aquela que muitos consideram a sua pior crise. Primeiramente, ainda em 2007, quando todos esperavam um enredo sobre o centenário de Cartola, a diretoria fechou um acordo de patrocínio com a Prefeitura do Recife, ao qual a escola teria como enredo o centenário do frevo. Além de polêmicas relativas à escolha da rainha de bateria, por fim surgiram denúncias de envolvimento da diretoria da entidade com o tráfico do morro. Durante a escolha do samba-enredo, em outubro de 2007, a parceria escolhida foi a de Lequinho, Jr. Fionda, Francisco do Pagode, Silvão e Aníbal, sendo "Francisco do Pagode" o nome artístico de Francisco Paulo Testas Monteiro, o Tuchinha, que passou 17 anos preso por crimes relacionados ao tráfico de drogas. Na final da eliminatória interna, seu samba, mesmo considerado favorito, derrotou outros três fortes concorrentes, como Gilson Bernini e a parceria de Pedrinho do Cavaco e Índio da Mangueira[26] As críticas ao fato de um criminoso estar na parceria vencedora foram duramente rebatidas por Lequinho, que encabeçava o samba campeão. Para o compositor, que elogiou seu parceiro de samba, as críticas seriam resultado de um comportamento preconceituoso da sociedade [27]
As polêmicas não pararam por aí: em dezembro, Percival Pires renunciou à presidência, após aparecer num vídeo onde confraternizava com a mulher de Fernandinho Beira-Mar, presa dias depois [28] Em seu lugar, assumiu Eli Gonçalves da Silva, a Chininha, neta de Saturnino Gonçalves, então vice-presidente. Com muitos problemas no dia do desfile, a Estação Primeira terminou na décima colocação, sendo um dos quatro piores resultados de sua história. O ex-presidente da agremiação, Elmo José dos Santos, lamentou profundamente os acontecimentos e o resultado final.[29]
O cantor e compositor Jamelão foi o intérprete oficial da Estação Primeira de Mangueira durante 57 anos.[30]
No dia 14 de junho de 2008, a escola perde um de seus maiores ícones: Jamelão, vítima de falência múltipla dos órgãos. Sua morte causou grande comoção no meio do samba. Para muitos, a perda do intérprete deixou uma lacuna enorme não só na escola, como também para todo o samba.[31][32][33]
Para 2009, após oito anos, o carnavalesco Max Lopes deixou a escola, que contratou o Roberto Szaniecki para seu lugar. O enredo escolhido foi uma homenagem ao povo brasileiro, baseando-se no livro "O Povo Brasileiro, Formação e Sentido do Brasil", do professor, antropólogo e político Darcy Ribeiro. Novamente com muitos problemas no início de 2009, a preparação das fantasias e alegorias atrasou e até semanas antes do Carnaval, quase nada havia sido feito. Torcedores assumiram o barracão da agremiação, trabalhando em regime de mutirão, para colocar o carnaval na avenida. Por fim, a sexta colocação foi vista com um misto de surpresa e alívio, pois muitos chegaram a temer o rebaixamento.
Após o Carnaval de 2009, após nova eleição, Ivo Meirelles foi aclamado novo presidente, decidindo rever a estrutura dos últimos anos na escola. A primeira alteração foi a contratação da carnavalesca Márcia Lage. Também foi contratado novo casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Raphael e Marcella Alves. Além disso, para o posto de intérpretes, foi criado um trio apelidado de "os três tenores", formado por LuizitoZé Paulo e Rixxah. além da bela Renata Santos, que deu um show de sensualidade a frente da bateria comandada pelo Mestre Jaguará Filho. O enredo escolhido foi Mangueira é a Música do Brasil, muito parecido com o tema de 2008 do Império de Casa Verde. No decorrer do ano, a carnavalesca foi afastada e substituída por Jaime Cezário e Jorge Caribé, o que resultou novamente numa sexta colocação.
Em 2011, a Mangueira levou para a avenida o enredo "Filho fiel, sempre Mangueira" de autoria da própria escola, que foi desenvolvido Por Mauro Quintaes e Wagner Gonçalves. além disso continua com os três tenores, agora formado Luizito, Zé Paulo e Ciganerey que entra no lugar de Rixxah, sendo que devido a briga com um suposto torcedor do Fluminense durante a comemoração do título brasileiro na quadra, Luizito acabou suspenso[34] e logo depois iria se desligar da escola[35], mas após conversa com Ivo Meirelles, voltou atrás e retornou ao trio [36]. Também houve uma mudança no comando da bateria. Aílton Nunes um dos autores do samba-enredo campeão daquele ano, passou a ser o mestre.[37]
No ano 2012, a Mangueira apresentou na avenida o enredo "Vou festejar, sou Cacique,Sou Mangueira", uma homenagem ao bloco Cacique de Ramos, que completou 50 anos em 2011. O enredo foi desenvolvido pelo carnavalesco Cid Carvalho, sendo este contratado pela escola ainda em 2011. O samba enredo escolhido é da parceira de Igor Leal, Lequinho, Junior Fionda e Paulinho Carvalho. A escola inovou a chamada "paradinha" da bateria, para um tempo superior a 2 minutos. A "paradinha repercutiu e muito, e se tornou uma "paradona", que realmente alegrou e conquistou o público. A Cada ano, a bateria Surdo Um inova mais a mais, mas não foi apenas a bateria que conquistou o público. A cantora Alcione se marcou presente no carro de pagode dentre a bateria, e Beth Carvalho veio abrilhantando a comissão de frente como a madrinha dos orixás. Acreditou-se que todas as paradinhas foram planejadas. Mas isso não aconteceu. A primeira paradinha foi a única não planejada. Ela aconteceu devido a um defeito na aparelhagem que fez com que a bateria por alguns segundos, não pudesse ser ouvida. Mas depois, o desfile seguiu normalmente.
Em 2013, após uma eleição conturbada e ainda sem definição, o candidato a reeleição e ainda presidente Ivo Meirelles definiu que o enredo da escola seria a cidade de Cuiabá no Mato Grosso, desenvolvido pelo carnavalesco Cid Carvalho assim como no ano anterior. Apos a grande parada da bateria em 2012, a Mangueira realizou mais uma nova inovação, levou duas baterias para a avenida em 2013, que participaram inclusive do ensaio técnico [38], além disso a escola levou também dois carros de som, o primeiro sendo comandado por LuizitoZé Paulo e Ciganerey e o segundo por Agnaldo Amaral. Neste ano, a escola apresentou um bom desfile, carros e fantasias muito bem acabados, como há muito tempo não se via na Mangueira, apesar do atraso de seis minutos causado por um erro no último carro alegórico, que trazia uma borboleta gigante que a princípio, daria uma volta na torre onde ficam os jornalistas, localizada quase no final da avenida, mas um problema na manipulação das barras que sustentavam a borboleta, fez com que ela se chocasse com a torre, o problema só foi resolvido depois, com a ajuda dos próprios jornalistas, que empurraram as barras para que o carro pudesse continuar o trajeto na avenida, com esse problema, a Mangueira perdeu seis décimos, um por minuto, sendo que a escola encerraria seu desfile com um minuto de atraso devido ao tamanho das baterias, quantidade componentes e carros, mas ainda ficou durante cinco minutos com o carro preso na torre. A comissão de frente trazia índias, bandeirantes e ainda uma homenagem ao mestre Delegado, falecido no final do ano anterior.
Em seu aniversário de 85 anos - 28 de abril de 2013 - a escola passou pelo processo eleitoral que vinha adiado desde 2012 para eleição seu novo presidente, já que Ivo Meirelles não foi candidato á reeleição. Nessa eleição foi eleito o Deputado Chiquinho da Mangueira,[39] que ficará a frente da escola de até 2016. Além da mudança na presidência, para o carnaval de 2014 a Mangueira mudou também a composição do casal de mestre-sala e porta bandeira e o carnavalesco, já Marcella Alves foi para o Salgueiro e Cid Carvalho se dirigiu para a Unidos de Vila Isabel respectivamente; para substituir Cid foi contratada a veterana carnavalesca Rosa Magalhães, então campeã do carnaval e para a composição do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Raphael que antes teria saído da escola, está mantido no cargo e agora fará par com Squel;[40] Luizito foi mantido como interprete oficial, contando com Eraldo Caê que retorna a agremiação como interprete de apoio; chegou a ser especulado também o nome do consagrado interprete Preto Jóia[41], que entretanto acabou não acertando com a agremiação.
O enredo escolhido para carnaval foi "A festança brasileira cai no samba da Mangueira" de autoria da carnavalesca e da própria escola. A Mangueira foi quarta escola a desfilar no domingo de carnaval e apresentou um desfile leve, colorido e com uma qualidade plástica que a muito não ser via na escola, entretanto com erros que custaram lhe pontos consideráveis na apuração, dentre eles, o acidente com o quinto carro da escola, O ritual da Pajelança, alusivo ao Festival de Parintins, que devido à sua altura acabou preso na torre de televisão e teve parte de uma escultura quebrada para poder prosseguir para a dispersão; a escola, ao contrario do ano anterior que contou com um infortúnio parecido, conseguiu passar dentro do tempo previsto no regulamento (82 minutos), mas a colocação foi a mesma.
Para 2015 a escola acertou o retorno do carnavalesco Cid Carvalho, que desenvolveu o enredo "Agora chegou a vez, vou cantar: Mulher de Mangueira, Mulher brasileira em primeiro lugar!", uma homenagem às mulheres brasileiras e as baluartes da escola. O desfile, que ocorreu sob chuva, foi considerado abaixo do esperado pela crítica especializada e na apuração, os problemas enfrentados em fantasias, alegorias, comissão de frente, bateria e evolução deram origem a um 10º lugar, a exemplo de 2008 quando enfrentou situação parecida.
Leandro Vieira carnavalesco que tirou a Mangueira da fila de 13 anos sem ganhar o Carnaval Carioca.
Após um 10º lugar em 2015, a direção da escola realizou novas mudanças em seu quadro. O carnavalesco Cid Carvalho mais uma vez saiu da escola de maneira polêmica, sendo desta vez substituído por Leandro Vieira, estreante no Grupo Especial como carnavalesco, vindo da Caprichosos de Pilares na Série A. Com a saída de Carlinhos de Jesus, a comissão de frente passou a ser comandada por Júnior Scapin, também vindo da Série A. Durante a preparação para o carnaval de 2016, a escola perdeu seu intérprete Luizito, que morreu em 6 de setembro vítima de um infarto.[42] Quem assumiu o posto de intérprete da Mangueira foi Ciganerey, cantor de apoio da escola desde 2009. A Mangueira apresentou com o enredo: "Maria Bethânia: A Menina dos Olhos de Oyá", desenvolvido por Leandro Vieira, a escola foi a última a desfilar na segunda-feira de carnaval. Após um desfile arrebatador, sucesso de público e crítica, a escola ganhou o Estandarte de Ouro de Melhor Escola. Ao fim do desfile, o público das arquibancadas e frisas seguiu a escola pela avenida, como há tempos não acontecia de maneira tão efusiva, fazendo com que a escola utilizasse de um cordão de isolamento. O desfile apresentado foi plasticamente excelente, o que há muito tempo não se via na Mangueira. Um dos carros trouxe inúmeros artistas e personalidades que foram homenagear Maria Bethânia, como o irmão Caetano Veloso que veio em posição de destaque, além de Vanessa da MataRegina CaséMart'náliaMoacyr LuzRicardo Cravo AlbinLeda Nagle e Ana Carolina. No segundo carro da escola, que representava a fé católica de Bethânia, a destaque era Beth Carvalho, que há três anos não desfilava na escola por problemas de saúde. Além de Beth, outro ilustre mangueirense veio em posição de destaque, o presidente de honra da escola, Nelson Sargento, veio representando um ancestral africano, num trono na posição de destaque central do carro abre-alas, envolto aos búfalos de Iansã. A Mangueira veio recheada de artistas, algo incomum na escola, e chegou ao final do desfile sob gritos de "É campeã!". Após uma disputa apertada com Unidos da TijucaPortela e Salgueiro, a verde e rosa sagrou-se campeã do carnaval após 14 anos de jejum.
Para o carnaval de 2017, a escola perdeu o diretor de carnaval Junior Schall e o mestre-sala Raphael, ambos migraram para a Vila Isabel. A escola promoveu seu segundo mestre-sala, Matheus Olivério, para formar par com Squel. Devido a efetivação, Matheus teve que se desligar da Unidos do Viradouro, aonde atuaria como primeiro mestre-sala. Apesar das baixas, o restante da equipe teve o contrato renovado após a reeleição de Chiquinho da Mangueira para a presidência da escola, que terá como enredo "Só com a ajuda do santo" que apresentará a forma particular com que o brasileiro lida com a religiosidade.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

O atual presidente da Estação Primeira de Mangueira, o deputado Chiquinho da Mangueira, na quadra da escola, com o troféu de campeã do carnaval de 2016.[43]
O atual presidente de honra da Estação Primeira de Mangueira, o compositor Nelson Sargento.[43]
A Porta-bandeira Squel Jorgea no desfile campeão de 2016.[30]
A bateria da Mangueira no desfile de 2015.
A atual rainha de bateria da Mangueira, Evelyn Bastos, durante a apuração do carnaval de 2016.

Presidência[editar | editar código-fonte]

Presidentes
NomePeríodoReferência
Saturnino Gonçalves1928 - 1935[44][45]
Júlio Dias Moreira1935 - 1937
Agenor Murilo de Castro1937 - 1938
Arlindo Rodrigues1938 - 1940
Francisco Honorato do Nascimento1940 - 1942
Marcelino José Claudino1942 - 1950
Arlindo Maximiano dos Santos1950 - 1952
Macelino José Claudino1952 - 1958
Oswaldo Holanda1958 - 1960
Roberto Paulino1960 - 1962
Manoel Pereira Filho1962 - 1964
Juvenal Lopes1964 - 1970
Djalma dos Santos1970 - 1974
Darque Dias Moreira1974 - 1976
Ubirajara Maximiano Rosário1976 - 1978
Ed Miranda Rosa1978 - 1980
Percival Pires1980 - 1983
Djalma dos Santos1983 - 1986
Carlos Alberto Dória1986 - 1988
Elísio Dória Filho1988 - 1989
José Ananias de Marcelos1989 - 1992
Roberto Firmino dos Santos1992 - 1995
Elmo José dos Santos1995 - 2001
Alvaro Luiz Caetano (Alvinho)2001 - 2006
Percival Pires2006 - 2007
Eli Gonçalves da Silva (Chininha)2008 - 2009
Ivo Meirelles2010 - 2013
Chiquinho da Mangueira2013 - atualmente[39][43]

Presidentes de honra[editar | editar código-fonte]

Entre os ex-ocupantes do cargo de presidente de honra estão Delegado, Roberto Paulino, JamelãoCarlos Cachaça e Juvenal Lopes. Após a morte de Delegado, em 2013, o título foi passado a Nelson Sargento.[43][46]

Comissão de frente[editar | editar código-fonte]

Comissão de frente
Coreógrafo(a)PeríodoReferência
Moacir de Abreu Castelo Branco1990 - 1991[47][48]
Marília Barbosa1992[49]
Moacir de Abreu Castelo Branco1993 - 1994[50]
Deborah Colker1995 - 1997[51]
Carlinhos de Jesus1998 - 2008[52][53]
Janice Botelho2009[54]
Jaime Arôxa2010 - 2012[55][56]
Marcelo Chocolate2013[57]
Carlinhos de Jesus e Moacyr Barreto2014[58]
Carlinhos de Jesus2015[59]
Junior Scapin2016 - atualmente[60]

Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

Mestre-sala e Porta-bandeira
CasalPeríodoReferência
Jorge Rasgado e Nininha1940 - 1947[61][62]
Delegado e Nininha1948 - 1955[63][64]
Delegado e Neide1956 - 1971[65][66]
Zequinha e Neide1972[67]
Élcio PV e Neide1973[68]
Roxinho e Neide1974[69]
Robertinho e Neide1975[70]
Roxinho e Neide1976 - 1977[71][72]
Delegado e Neide1978 - 1980[73][74]
Delegado e Mocinha1981 - 1984[75][76]
Lilico e Mocinha1985 - 1988[77][78]
Lilico e Tidinha1989 - 1990[47][79]
Robertinho e Tidinha1991[48]
Marquinhos e Ircléia1992 - 1994[49][80]
Marquinhos e Giovanna Justo1995 - 2009[51][54]
Raphael Rodrigues e Marcella Alves2010 - 2013[55][57]
Raphael Rodrigues e Squel Jorgea2014 - 2016[58]
Matheus Olivério e Squel Jorgea2017[4]

Bateria[editar | editar código-fonte]

A bateria da Estação Primeira de Mangueira é denominada "Tem que respeitar meu tamborim".[81] Possui dois prêmios Estandarte de Ouro, concebidos pelos carnavais de 1990 e 2011.[82][83]

Mestres[editar | editar código-fonte]

Direção de bateria
DiretoresPeríodoReferência
Mestre Waldomiro1935 - 1983[84][85]
Mestre Taranta1984 - 1995[51][86]
Mestre Alcir Explosão1996 - 1998[52][87]
Mestre Russo1999 - 2003[88][89]
Mestre Marrom2004 - 2006[90][91]
Mestre Russo2007[92]
Mestre Taranta2008 - 2009[53][54]
Mestre Jaguara Filho2010[55]
Mestre Aílton Nunes2011 - 2014[58][93]
Mestres Rodrigo Explosão e Vitor Art2015 - atualmente[59]

Rainhas[editar | editar código-fonte]

Rainhas de bateria
NomePeríodoReferência
Valéria Bastos1981 - 1983[94][95]
Valéria Bastos1987 - 1989[95]
Janaína Parente1991[96]
Viviane Vaz1993[97]
Rose Nascimento1994[98]
Viviane Vaz1995[97]
Ana Paula Pereira1997[99]
Tânia Bisteka1999 - 2001[100][101]
Claudiene Esteves2002[101][102]
Fabiana Oliveira2003[103]
Fernanda Oliveira2004[104]
Amanda Mattos2005[105]
Jaqueline Nascimento2006[106]
Preta Gil2007[107]
Gracyanne Barbosa2008 - 2009[108][109]
Renata Santos2010 - 2012[110]
Gracyanne Barbosa2013[111]
Evelyn Bastos2014 - presente[94][95]

Direção[editar | editar código-fonte]

Carnaval[editar | editar código-fonte]

Direção de carnaval
DiretoresPeríodoReferência
Pedro Paulo Lopes1985[77]
José Petrus1991[48]
Guanayra Firmino dos Santos1995[51]
Eli Gonçalves e Percival Pires1996 - 1997[87][112]
Percival Pires1998 - 2001[52][113]
Comissão de Carnaval2002 - 2003[114][115]
Elmo José e Percival Pires2004 - 2006[90][91]
Eli Gonçalves (Chininha)2007 - 2008[53][92]
Celso dos Santos Rodrigues2009[54]
Nilcemar Nogueira2010[55]
Jeferson Carlos2011 - 2013[57][93]
Comissão de Carnaval2014[58]
Júnior Schall2015 - 2016[59][60]

Harmonia[editar | editar código-fonte]

Direção de harmonia
DiretoresPeríodoReferência
Xangô da Mangueira1952 - 2008[53][116]
Sérgio Lucchesi2009[54]
José Carlos Netto2010[55]
Dimichel Velasco
e José Carlos
2011-2012[56][93]
Dimichel Velasco
e Sérgio Lucchesi
2013 - atualmente[57][117]

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Carnavais da Estação Primeira de Mangueira
AnoColocaçãoGrupoEnredoCarnavalescoIntérpreteRef.
1932CampeãÚnicoSorrindo e Na FlorestaSem carnavalescoSem intérprete oficial[118]
[119]
1933CampeãÚnicoUma segunda-feira no Bonfim da BahiaSem carnavalescoSem intérprete oficial[120]
[119]
1934CampeãÚnicoDivina dama - República da orgiaSem carnavalescoSem intérprete oficial[121]
[119]
1935Vice-campeãOficial
(UGESB)
O regresso de uma colheita na primaveraSem carnavalescoSem intérprete oficial[84]
[122]
1936Vice-campeãOficial
(UGESB)
(Não houve enredo)Sem carnavalescoSem intérprete oficial[123]
[122]
1937Não desfilouOficial
(UGESB)
Cinco continentes ou O senhor dos compositores do morroSr. ArmandoSem intérprete oficial[124]
[122]
1938Não houve julgamentoOficial
(UGESB)
HomenagemSr. ArmandoSem intérprete oficial[125]
[122]
1939Vice-campeãOficial
(UGESB)
No jardimSr. ArmandoSem intérprete oficial[126]
[122]
1940CampeãOficial
(UGESB)
Prantos, pretos e poetasSr. ArmandoSem intérprete oficial[61]
[122]
1941Vice-campeãOficial
(UGESB)
Pedro ErnestoSr. ArmandoSem intérprete oficial[62]
[122]
19423.º LugarOficial
(UGESB)
A vitória do samba nas américasSr. ArmandoSem intérprete oficial[127]
[122]
1943Vice-campeãOficial
(UGESB)
Samba no Palácio ItamaratySr. ArmandoSem intérprete oficial[128]
[122]
1944Vice-campeãOficial
(UGESB)
Glória ao sambaSr. ArmandoSem intérprete oficial[129]
[122]
1945Vice-campeãOficial
(UGESB)
A nossa históriaSr. ArmandoSem intérprete oficial[130]
[122]
1946Vice-campeãOficial
(UGESB)
Carnaval da vitóriaSr. ArmandoSem intérprete oficial[131]
[122]
1947Vice-campeãOficial
(UGESB e FBES)
Brasil, ciências e artes
(Samba-enredo composto por Carlos Cachaça e Cartola)
Sr. ArmandoSem intérprete oficial[132]
[122]
19484.º LugarOficial
(FBES)
Vale de São Francisco
(Samba-enredo composto por Carlos Cachaça e Cartola)
Sr. ArmandoSem intérprete oficial[133]
[122]
1949Campeã1
(UGESB)
Apologia aos mestres
(Samba-enredo composto por Alfredo Português e Nelson Sargento)
Funcionários da Casa da MoedaSem intérprete oficial[134]
[122]
1950Campeã1
(UCES)
Plano SALTE - Saúde, lavoura, transporte e educação
(Samba-enredo composto por Alfredo Português e Nelson Sargento)
Funcionários da Casa da MoedaSem intérprete oficial[135]
[122]
19513.º Lugar1
(UGESB)
Unidade Nacional
(Samba-enredo composto por Cícero dos Santos e Pelado da Mangueira)
Funcionários da Casa da MoedaSem intérprete oficial[136]
[122]
1952Resultado não divulgado1
(UGESB, CBES,FBES)
Sonhos de um poeta - Visões de Gonçalves Dias
(Samba-enredo composto por Cícero dos Santos, Padeirinho e Pelado da Mangueira)
Funcionários da Casa da MoedaJamelão[137]
[122]
19533.º Lugar1
(AESB e CBES)
Unidade do BrasilFuncionários da Casa da MoedaJamelão[138]
[122]
1954Campeã1
(AESB e CBES)
Rio de Janeiro de ontem e de hoje
(Samba-enredo composto por Cícero dos Santos e Pelado da Mangueira)
Funcionários da Casa da MoedaJamelão[139]
[122]
1955Vice-campeã1
(AESB e CBES)
As quatro estações do ano ou Cântico à natureza
(Samba-enredo composto por Alfredo Português, Jamelão e Nelson Sargento)
Funcionários da Casa da MoedaJamelão[64]
[122]
19563.º Lugar1
(AESB e CBES)
Exaltação à Getúlio Vargas - Emancipação nacional
(Samba-enredo composto por Oswaldo Vitalino, "Padeirinho")
Funcionários da Casa da MoedaJamelão[65]
[122]
19573.º Lugar1
(AESB e CBES)
Brasil rumo ao progresso
(Samba-enredo composto por Jorge Zagaia e Leléo)
Funcionários da Casa da MoedaJamelão[140]
[122]
19583.º Lugar1
(AESB e CBES)
Poema inolvidável ou Canção do exílio
(Samba-enredo composto por Jorge Zagaia e Leléo)
Funcionários da Casa da MoedaJamelão[141]
[122]
19593.º Lugar1
(AESB e CBES)
O Brasil através dos tempos
(Samba-enredo composto por Cícero dos Santos, Hélio Turco e Pelado)
Armando SilvaCícero dos Santos e Pelado[142]
[122]
1960Campeã1
(AESB e CBES)
Carnaval de todos os tempos
(Samba-enredo composto por Cícero dos Santos, Hélio Turco e Pelado)
Roberto Paulino e Darque Dias MoreiraJamelão[143]
[122]
1961Campeã1
(AESB e CBES)
Reminiscências do Rio antigo
(Samba-enredo composto por Cícero dos Santos, Hélio Turco e Pelado)
Roberto Paulino e Darque Dias MoreiraJamelão[144]
[122]
19624.º Lugar1
(AESB e CBES)
Casa grande e senzala
(Samba-enredo composto por Comprido, Jorge Zagaia e Leléo)
Roberto Paulino e Darque Dias MoreiraJamelão[145]
[122]
1963Vice-campeã1
(AESB e CBES)
Exaltação à Bahia
(Samba-enredo composto por Cícero dos Santos, Hélio Turco e Pelado)
Júlio MattosJamelão[146]
[122]
19643.º Lugar1
(AESB e CBES)
História de um preto velho
(Samba-enredo composto por Comprido, Hélio Turco e Pelado)
Júlio MattosJamelão[147]
[122]
19654.º Lugar1
(AESB e CBES)
Rio através dos séculos
(Samba-enredo composto por Comprido, Hélio Turco e Pelado)
Júlio MattosJamelão[148]
[122]
1966Vice-campeã1
(AESEG e CBES)
Exaltação à Villa-Lobos(Samba-enredo composto por Jurandir e Cláudio)Júlio MattosJamelão[149]
[122]
1967Campeã1
(AESEG e CBES)
O mundo encantado de Monteiro Lobato
(Samba-enredo composto por Batista da Mangueira, Darci da Mangueira e Luiz)
Júlio MattosJamelão[150]
[122]
1968Campeã1
(AESEG e CBES)
Samba, festa de um povo
(Samba-enredo composto por Batista da Mangueira, Darci da Mangueira, Dico e Hélio Turco )
Júlio MattosJamelão[151]
[122]
1969Vice-campeã1
(AESEG e CBES)
Mercadores e suas tradições
(Samba-enredo composto por Darci, Hélio Turco e Jurandir)
Júlio MattosJamelão[122]
19703.º Lugar1
(AESEG e CBES)
Um cântico à natureza
(Samba-enredo composto por Aílton, Dilmo e Nei)
Júlio MattosJamelão[153]
[122]
19714.º Lugar1
(AESEG e CBES)
Os modernos bandeirantes
(Samba-enredo composto por Darci, Hélio Turco e Jurandir)
Júlio Mattos e Carlinhos SideralJamelão[66]
[122]
1972Vice-campeã1
(AESEG e CBES)
Carnaval dos carnavais
(Samba-enredo composto por Moacir, Nílton Russo e Padeirinho)
Júlio Mattos e Pedro Paulo LopesJamelão[67]
[122]
1973Campeã1
(AESEG e CBES)
Lendas do Abaeté
(Samba-enredo composto por Jajá, Manuel e Preto Rico)
Júlio MattosJamelão[68]
[122]
19744.º Lugar1
(AESEG)
Mangueira em tempo de folclore
(Samba-enredo composto por Jajá, Manuel e Preto Rico)
Júlio MattosJamelão[69]
[122]
1975Vice-campeã1
(AESEG)
Imagens poéticas de Jorge de Lima(Samba-enredo composto por Delson, Mozart e Tolito)Alcione Barreto, Elói Machado e José RodriguesJamelão[70]
[122]
1976Vice-campeã1
(AESEG)
No reino da mãe do ouro
(Samba-enredo composto por Tolito e Rubem da Mangueira)
Elói MachadoJamelão[71]
[122]
19777.º Lugar1
(AESCRJ)
Parapanã, o segredo do amor
(Samba-enredo composto por Jajá e Tantinho)
Julio Matos e Ricardo Carneiro AquinoJamelão[72]
[122]
1978Vice-campeã1
(AESCRJ)
Dos carroceiros do imperador ao palácio do samba(Samba-enredo composto por Rubem da Mangueira e Jurandir)Júlio Matos e Kalma MurtinhoJamelão[73]
[122]
19794.º Lugar1A
(AESCRJ)
Avatar… e a selva transformou-se em ouro
(Samba-enredo composto por Ananias, Elmo José dos Santos e Tolito)
Júlio MattosJamelão[154]
[122]
19804.º Lugar1A
(AESCRJ)
Coisas nossas
(Samba-enredo composto por Aylton da Mangueira, Carlos Roberto e Ney da Mangueira)
Liana Silveira e Érica CirneJamelão[74]
[122]
19814.º Lugar1A
(AESCRJ)
De Nonô a JK
(Samba-enredo composto por Arroz, Comprido e Jurandir)
Alcione Barreto e Elói MachadoDirceu da Mangueira[75]
[122]
19824.º Lugar1A
(AESCRJ)
As mil e uma noites cariocas
(Samba-enredo composto por Flavinho Machado, Heraldo Faria e Tolito)
Fernando PintoJamelão[155]
[122]
19835.º Lugar1A
(AESCRJ)
Verde que te quero rosa… semente viva do samba
(Samba-enredo composto por Flavinho Machado, Geraldo Neves e Heraldo Faria)
Max LopesFlavinho Machado[85]
[122]
1984Campeã1A - Segunda-feira
(AESCRJ)
Yes, nós temos Braguinha
(Samba-enredo composto por Arroz, Comprido, Hélio Turco, Jajá e Jurandir)
Max LopesJamelão[76]
[122]
[156]
SupercampeãSupercampeonato
(AESCRJ)
19859.º Lugar1A
(LIESA)
Abram alas que eu quero passar - Chiquinha Gonzaga
(Samba-enredo composto por Darci, Hélio Turco e Jurandir)
Eloy MachadoJurandir[77]
[122]
1986Campeã1A
(LIESA)
Caymmi mostra ao mundo o que a Bahia e a Mangueira têm.
(Samba-enredo composto por Ivo Meirelles, Lula e Paulinho)
Júlio MattosJamelão[157]
[122]
1987Campeã1
(LIESA)
No reino das palavras, Carlos Drummond de Andrade(Samba-enredo composto por Bira do Ponto, Rody e Verinha)Júlio MattosJamelão[158]
[122]
1988Vice-campeã1
(LIESA)
Cem anos de liberdade, realidade ou ilusão?
(Samba-enredo composto por Alvinho, Hélio Turco e Jurandir)
Júlio MattosJamelão[78]
[122]
198911.º Lugar1
(LIESA)
Trinca de reis
(Samba-enredo composto por Adilson do Violão, Fandinho e Ney)
Júlio MattosJamelão[79]
[122]
19908.º LugarEspecial
(LIESA)
E deu a louca no barroco
(Samba-enredo composto por Alvinho, Hélio Turco e Jurandir)
Ernesto Nascimento e Fábio BorgesJamelão[47]
[122]
199112.º LugarEspecial
(LIESA)
As três rendeiras do universo
(Samba-enredo composto por Alvinho, Hélio Turco e Jurandir)
Ernesto NascimentoJamelão[48]
[122]
19926.º LugarEspecial
(LIESA)
Se todos fossem iguais a você - Tom Jobim
(Samba-enredo composto por Alvinho, Hélio Turco e Jurandir)
Ilvamar MagalhãesJamelão[49]
[122]
19935.º LugarEspecial
(LIESA)
Dessa fruta eu como até o caroço
(Samba-enredo composto por Bira do Ponto, Carlos Sena, Dirceu, Gustavo, Preto e Verinha)
Ilvamar MagalhãesJamelão[50]
[122]
199411.º LugarEspecial
(LIESA)
Atrás da verde e rosa só não vai quem já morreu
(Samba-enredo composto por Carlos Sena, David Corrêa, Fernando de Lima e Paulinho de Carvalho)
Ilvamar MagalhãesJamelão[80]
[122]
19956.º LugarEspecial
(LIESA)
A esmeralda do atlântico
(Samba-enredo composto por Fernando de Lima, Paulinho de Carvalho, Rody e Verinha)
Ilvamar MagalhãesJamelão[51]
[122]
19964.º LugarEspecial
(LIESA)
Os tambores da Mangueria na terra da encantaria
(Samba-enredo composto por Chiquinho Campo Grande e Marcondes)
Oswaldo JardimJamelão[87]
[122]
19973.º LugarEspecial
(LIESA)
O Olimpo é verde e rosa
(Samba-enredo composto por Chiquinho Campo Grande, Jorge Magalhães e Leque)
Oswaldo JardimJamelão[112]
[122]
1998CampeãEspecial
(LIESA)
Chico Buarque da Mangueira
(Samba-enredo composto por Carlinhos das Camisas, Nelson Csipai, Nelson Dalla Rosa e Villa Boas)
Alexandre LouzadaJamelão e Eraldo Caê[52]
[122]
19997.º LugarEspecial
(LIESA)
O século do samba
(Samba-enredo composto por Adalberto, Jerônimo e Jocelino)
Alexandre LouzadaJamelão[88]
[122]
20007.º LugarEspecial
(LIESA)
Dom Obá II - rei dos esfarrapados, príncipe do povo
(Samba-enredo composto por Bizuca, Gilson Bernini, Marcelo D'Aguiã e Valter Venenoso)
Alexandre LouzadaJamelão[159]
[122]
20013.º LugarEspecial
(LIESA)
A seiva da vida
(Samba-enredo composto por Bizuca, Clóvis Pê, Gilson Bernini e Marcelo D'Aguiã)
Max LopesJamelão[113]
[122]
2002CampeãEspecial
(LIESA)
Brazil com 'Z' é pra cabra da peste, Brasil com 'S' é nação do Nordeste(Samba-enredo composto por Amendoim e Lequinho)Max LopesJamelão[114]
[122]
2003Vice-campeãEspecial
(LIESA)
Os Dez Mandamentos! O samba da paz canta a saga da liberdade
(Samba-enredo composto por Bizuca, Clóvis Pê, Gilson Bernini e Marcelo D'Aguiã)
Max LopesJamelão[115]
[122]
20043.º LugarEspecial
(LIESA)
Mangueira redescobre a Estrada Real… E deste eldorado faz seu carnaval
(Samba-enredo composto por Almyr, Cadu, Gabriel e Guilherme)
Max LopesJamelão[90]
[122]
20056.º LugarEspecial
(LIESA)
Mangueira energiza a avenida. O carnaval é pura energia e a energia é o nosso desafio
(Samba-enredo composto por Amendoim, Lequinho e Jr. Fionda)
Max LopesJamelão[160]
[122]
20064.º LugarEspecial
(LIESA)
Das águas do São Francisco, nasce um rio de esperança
(Samba-enredo composto por Cosminho, Gilson Bernini e Henrique Gomes)
Max LopesJamelão[91]
[122]
20073.º LugarEspecial
(LIESA)
Minha língua é minha pátria, Mangueira, meu grande amor. Meu samba vai ao lácio e colhe a última flor
(Samba-enredo composto por Amendoim, Aníbal, Jr. Fionda e Lequinho)
Max LopesLuizito[92]
[122]
200810.º LugarEspecial
(LIESA)
100 anos do frevo, é de perder o sapato. Recife mandou me chamar…
(Samba-enredo composto por Aníbal, Francisco do Pagode, Jr. Fionda, Lequinho e Silvão)
Max LopesLuizito[53]
[122]
20096.º LugarEspecial
(LIESA)
A Mangueira traz os brasis do Brasil mostrando a formação do povo brasileiro
(Samba-enredo composto por Gilson Bernini, Gusttavo Clarão, Jr. Fionda e Lequinho)
Roberto SzanieckiLuizito[54]
[122]
20106.º LugarEspecial
(LIESA)
Mangueira é música do Brasil
(Samba-enredo composto por Machado, Paulinho Bandolim, Renan Brandão e Rodrigo Carioca)
Jaime Cezário e Jorge CaribéLuizitoRixxah e Zé Paulo[55]
[122]
20113.º LugarEspecial
(LIESA)
O filho fiel, sempre Mangueira
(Samba-enredo composto por Aílton Nunes, Alemão do Cavaco, Cesinha Maluco, Pê Santana, Baianinho, José Rifai e Xavier)
Mauro Quintaes e Wagner GonçalvesLuizitoZé Paulo e Ciganerey[93][122]
20127.º LugarEspecial
(LIESA)
Vou festejar! Sou Cacique, sou Mangueira!
(Samba-enredo composto por Igor Leal, Jr. Fionda, Lequinho e Paulinho Carvalho)
Cid CarvalhoLuizitoZé Paulo e Ciganerey[56][122]
20138.º LugarEspecial
(LIESA)
Cuiabá: Um paraíso no centro da América
(Samba-enredo composto por Igor Leal, Jr. Fionda, Lequinho e Paulinho Carvalho)
Cid CarvalhoLuizito,Zé Paulo,Ciganerey e Agnaldo Amaral[57][122][161]
20148.º LugarEspecial
(LIESA)
A festança brasileira cai no samba da Mangueira
(Samba-enredo composto por Igor Leal, Jr. Fionda, Lequinho e Paulinho Carvalho)
Rosa MagalhãesLuizito[58]
[122]
201510.º LugarEspecial
(LIESA)
Agora chegou a vez vou cantar: Mulher de Mangueira, mulher brasileira em primeiro lugar!
(Samba-enredo composto por Alemão do Cavaco, Almyr, Cadu, Deivid Domênico, Paulinho Bandolim e Renan Brandão)
Cid CarvalhoLuizito[59]
[122]
2016CampeãEspecial
(LIESA)
Maria Bethânia: A menina dos olhos de Oyá
(Samba-enredo composto por Alemão do Cavaco, Almyr, Cadu, Lacyr D Mangueira, Paulinho Bandolim e Renan Brandão)
Leandro VieiraCiganerey[60]
[122]
2017Especial
(LIESA)
Só com a ajuda do santo
(Samba-enredo composto por Lequinho, Jr. Fionda, Flavinho Horta, Gabriel Martins e Igor Leal)
Leandro VieiraCiganerey[162]
[122]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Títulos da Estação Primeira de Mangueira
Divisão / CompetiçãoTítulosCarnavaisReferência
WikiCup Trophy Gold.pngGrupo 1
(Atual Grupo Especial)
1819321933193419401949195019541960196119671968197319841986198719982002 e 2016[119][163]
Trophy (transp. Simón Bolívar Cup).pngSupercampeonato11984[164]
A Estação Primeira de Mangueira possui 19 títulos no carnaval carioca. Desfilando pelo primeiro grupo (atual Grupo Especial), a escola conquistou 18 títulos de campeã. Também possui um título de supercampeã, conquistado no ano de 1984. Foi a campeã do primeiro desfile oficial, realizado em 1932 pelo Jornal "O Mundo Esportivo".[118][165][166] Seu último título foi conquistado no ano de 2016.[163] Em 1984, para comemorar a inauguração do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, a liga organizadora dos desfiles anunciou que dividiria as quatorze agremiações em dois dias, havendo uma escola campeã no desfile de domingo, e outra campeã no desfile de segunda-feira. E ainda, as melhores colocadas dos dois dias participariam de um desfile extra - um supercampeonato - a ser realizado no sábado seguinte ao carnaval.[167] A Mangueira foi a escola campeã do desfile de segunda-feira, se classificando para participar do Supercampeonato, vencendo também esta disputa.[167] Por esse motivo, a Estação Primeira de Mangueira possui dois títulos no carnaval de 1984, sendo campeã e supercampeã do carnaval carioca daquele ano.

Premiações[editar | editar código-fonte]

Estandarte de Ouro[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Estandarte de Ouro
Estandartes de Ouro da Mangueira
CategoriaTotalAnoReferência
Escola71975, 1984, 1990, 1998, 2002, 2013, 2016[168][169][170]
Samba-enredo41990, 2000, 2002, 2009[171]
Bateria21990, 2011[82][83]
Intérprete61982, 1990, 1992, 1996, 1998, 2015[172][173]
Porta-bandeira111972, 1973, 1974, 1975, 1976, 1980, 1981, 1984, 2004, 2013, 2015[169][174]
Mestre-sala51972, 1973, 1978, 1982, 1991[175]
Comissão de frente61998, 1999, 2004, 2007, 2011, 2014[83][176]
Ala de baianas41990, 2001, 2013, 2014[177][178]
Ala21973, 1983[179]
Ala de passistas22014, 2015[173][178]
Passista feminino71981, 1991, 1997, 1999, 2001, 2003, 2016[170][180]
Passista masculino61984, 1987, 1990, 1992, 2004, 2010[181]
Revelação32002, 2013, 2016[169][170][182]
Personalidade101978, 1979, 1985, 1996, 1997, 1999, 2005, 2006, 2011, 2015[173][183]
Personalidade feminina
(Categoria unificada para "Personalidade" a partir de 1988)
21978, 1985[184]
Personalidade masculina
(Categoria unificada para "Personalidade" a partir de 1988)
11979[185]
Destaque feminino
(Categoria extinta em 1986)
41975, 1978, 1979, 1984[186]
Destaque masculino
(Categoria extinta em 1986)
51972, 1974, 1976, 1977, 1980[187]
Melhor ala de crianças
(Categoria extinta em 1994)
11986[188]

Outros prêmios[editar | editar código-fonte]

Outros prêmios recebidos pelo GRES Estação Primeira de Mangueira.
AnoPrêmioCategoria / premiadosRef.
1950Cidadão SambaCartola[189]
1973Cidadão SambaXangô da Mangueira[189]
1978Cidadão SambaMano[189]
1984Cidadão SambaJamelão[189]
2000Tamborim de OuroMelhor escola[190]
Samba-enredo
("Dom Obá II - rei dos esfarrapados, príncipe do povo" - Compositores: Bizuca, Gilson Bernini, Marcelo D'Aguiã e Valter Venenoso)
Comissão de frente (Coreógrafo: Carlinhos de Jesus)
Ala de baianas
Ala mirim
2002Tamborim de OuroSamba-enredo
("Brazil com 'Z' é pra cabra da peste, Brasil com 'S' é nação do Nordeste" - Compositores: Amendoim e Lequinho)
[191]
Personalidade (Jamelão)
2003Tamborim de OuroMelhor escola[192]
Comissão de frente (Coreógrafo: Carlinhos de Jesus)
Personalidade (Jamelão)
2004Troféu Jorge LafondCarnavalesco (Max Lopes)[193]
2005Tamborim de Ouro"Samba no pé" feminino (Juliana Clara)[194]
Plumas & PaetêsDestaque feminino (Tânia Índio do Brasil)[195]
Destaque masculino (Eduardo Leal)
2006Tamborim de OuroMelhor escola[196]
Apoteose do SambaHarmonia[197]
Plumas & PaetêsFigurinista (Fábio Ricardo)[198]
Destaque feminino (Tânia Índio do Brasil)
Destaque masculino (Anderson Ferreira)
2007Tamborim de OuroEscola de samba da década[199]
Intérprete (Luizito)
S@mba-NetDestaque de luxo (Eduardo Leal)[200]
Plumas & PaetêsEscultor (Flavinho)[201]
2008Tamborim de OuroAla de baianas[202]
Apoteose do SambaPorta-bandeira (Giovanna Justo)[203]
Plumas & Paetês"Eu sou o samba" (Delegado)[204]
2009Tamborim de OuroEnredo ("A Mangueira traz os brasis do Brasil mostrando a formação do povo brasileiro")[205]
Estrela do CarnavalSamba-enredo
("A Mangueira traz os brasis do Brasil mostrando a formação do povo brasileiro" - Compositores: Gilson Bernini, Gusttavo Clarão, Jr. Fionda e Lequinho)
[206]
Apoteose do SambaSamba-enredo
("A Mangueira traz os brasis do Brasil mostrando a formação do povo brasileiro" - Compositores: Gilson Bernini, Gusttavo Clarão, Jr. Fionda e Lequinho)
[207]
Mestre-sala (Marquinhos)
Plumas & PaetêsHistoriador / pesquisador (Roberto Szaniecki)[208]
Compositores (Gilson Bernini, Gusttavo Clarão, Jr. Fionda e Lequinho)
2010Tamborim de OuroMelhor escola[209]
Samba-enredo
("Mangueira é música do Brasil" - Compositores: Machado, Paulinho Bandolim, Renan Brandão e Rodrigo Carioca)
Estrela do CarnavalSamba-enredo
("Mangueira é música do Brasil" - Compositores: Machado, Paulinho Bandolim, Renan Brandão e Rodrigo Carioca)
[206]
Bateria (Mestre Jaguara Filho)
Originalidade (Bateria "encarcerada")
Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Raphael Rodrigues e Marcella Alves)
Tupi Carnaval TotalCasal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Raphael Rodrigues e Marcella Alves)[210]
Apoteose do SambaBateria (Mestre Jaguara Filho)[211]
Plumas & PaetêsDestaque feminino (Tânia Índio do Brasil)[212]
2011Tamborim de OuroBateria (Mestre Aílton Nunes)[213][214]
Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Raphael Rodrigues e Marcella Alves)
Estrela do CarnavalBateria (Mestre Aílton Nunes)[206]
Passista masculino (Leandro Carvalho)
Tupi Carnaval TotalMelhor escola[215]
Bateria (Mestre Aílton Nunes)
Rainha de bateria (Renata Santos)
Plumas & PaetêsCompositores (Aílton Nunes, Alemão do Cavaco, Cesinha Maluco, Pê Baianinho, Rifai e Xavier)[216]
Mestre de bateria (Aílton Nunes)
2012Tamborim de OuroCasal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Raphael Rodrigues e Marcella Alves)[217][218]
Musa da Sapucaí (Renata Santos)
SRZD-CarnavalBateria (Aílton Nunes)[219]
Gato de PrataAla de passistas masculino[220]
Destaque (Tânia Índio do Brasil)
Plumas & PaetêsPersonalidade (O casal de Mestre-sala e Porta-bandeira, Raphael Rodrigues e Marcella Alves)[221]
2013Estrela do CarnavalCasal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Raphael Rodrigues e Marcella Alves)[206][222]
Passista masculino (Celinho)
S@mba-NetCasal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Raphael Rodrigues e Marcella Alves)[223]
Tupi Carnaval TotalCasal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Raphael Rodrigues e Marcella Alves)[224]
Apoteose do SambaBateria (Mestre Aílton Nunes)[225]
Gato de PrataTorcidas organizadas da Mangueira[226]
2014Tamborim de OuroComissão de frente (Coreógrafos: Carlinhos de Jesus e Moacyr Barreto)[227]
SRZD-CarnavalRainha de bateria (Evelyn Bastos)[228]
Tupi Carnaval TotalRainha de bateria (Evelyn Bastos)[229]
Apoteose do SambaRainha de bateria (Evelyn Bastos)[230]
S@mba-NetAla de passistas[231]
2015Tamborim de OuroAla de baianas[232]
Homenagem especial (Nelson Sargento)
SRZD-CarnavalCasal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Raphael Rodrigues e Squel Jorgea)[233]
Tupi Carnaval TotalCasal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Raphael Rodrigues e Squel Jorgea)[234]
2016Tamborim de OuroEnredo ("Maria Bethânia: A menina dos olhos de Oyá")[235]
Bateria (Mestres Rodrigo Explosão e Vitor Art)
Intérprete (Ciganerey)
S@mba-NetMelhor escola[236]
Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Raphael Rodrigues e Squel Jorgea)
Estrela do CarnavalCarnavalesco (Leandro Vieira)[237]
Conjunto de fantasias
Originalidade (Visual da Porta-bandeira Squel Jorgea, que desfilou "careca")
Gato de PrataEnredo ("Maria Bethânia: A menina dos olhos de Oyá")[238][239]
Porta-bandeira (Squel Jorgea)
Intérprete (Ciganerey)
Revelação (Carnavalesco Leandro Vieira)
Troféu SambistaEnredo ("Maria Bethânia: A menina dos olhos de Oyá")[240][241]
Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Raphael Rodrigues e Squel Jorgea)
Ala mirim
Destaque (Ludmilla Aquino)
Plumas & PaetêsFigurinista (Leandro Vieira)[242]
Destaque de luxo (Eduardo Leal)
Prêmio MachineMestres de bateria (Rodrigo Explosão e Vitor Art)[243]
Torcidas organizadas (Nação Verde e Rosa, Nação Mangueirense e Raiz Mangueirense)
Troféu Jorge LafondHomenagem especial (Evelyn Bastos - Rainha de bateria)[245]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Nélson da Nóbrega Fernandes. Escolas de Samba: Sujeitos Celebrantes e Objetos Celebrados. Rio de Janeiro: Coleção Memória Carioca, vol. 3, 2001. [1]
  • Estatuto da escola

Referências

  1. ↑ Ir para:a b c d e fhttp://www.mangueira.com.br/a-mangueira/ficha-tecnica/
  2. ↑ Ir para:a bhttp://www.galeriadosamba.com.br/escolas/estacao-primeira-de-mangueira/2/
  3. ↑ Ir para:a b chttp://www.mangueira.com.br/a-mangueira/diretoria/
  4. ↑ Ir para:a bhttp://www.sidneyrezende.com/noticia/262888+matheus+oliverio+e+o+novo+primeiro+mestre+sala+da+mangueira
  5. Ir para cima Academia do Samba. «Grupo Especial 1960». Consultado em 14 de novembro de 2013
  6. Ir para cima Academia do Samba. «Grupo Especial 1961». Consultado em 14 de novembro de 2013
  7. Ir para cima Academia do Samba. «Grupo Especial 1967». Consultado em 14 de novembro de 2013
  8. Ir para cima Academia do Samba. «Grupo Especial 1968». Consultado em 14 de novembro de 2013
  9. Ir para cima Academia do Samba. «Grupo Especial 1969». Consultado em 14 de novembro de 2013
  10. Ir para cima Academia do Samba. «Grupo Especial 1984». Consultado em 14 de novembro de 2013
  11. Ir para cima Academia do Samba. «Grupo Especial 1986». Consultado em 14 de novembro de 2013
  12. Ir para cima «Mangueira é a campeã do Carnaval 2002 no Rio». UOL. 13 de fevereiro de 2002
  13. Ir para cima «Mangueira é a campeã do carnaval carioca». OGlobo. 10 de fevereiro de 2016. Consultado em 14 de fevereiro de 2016
  14. Ir para cima Esporte UOL. «Mangueira encerra Nacional feminino com vitória sobre o Sport». Consultado em 8 de maio de 2010
  15. Ir para cima CBB. «Confederação Brasileira de Basquete». Consultado em 8 de maio de 2010
  16. Ir para cima Portal Academia do Samba. «1929». Consultado em 8 de maio de 2010
  17. Ir para cima Rede Bom dia. «Mangueira, 1994 (publicado em Quarta-feira, 03 de fevereiro de 2010)». Consultado em 8 de maio de 2010
  18. Ir para cima Revista Veja«16 de fevereiro de 1994 - A Nação Verde e Rosa». Consultado em 8 de maio de 2010
  19. Ir para cima ALERJ«Sessão Solene». Consultado em 8 de maio de 2010
  20. ↑ Ir para:a b Alberto João, para SRZD Carnavalesco. «Presidente Percival Pires é eleito baluarte da Mangueira». Consultado em 8 de maio de 2010
  21. Ir para cima Veja Rio. «Desfile faraônico». Consultado em 8 de maio de 2010
  22. Ir para cima Samba Rio Carnaval. «Mangueira 2003». Consultado em 8 de maio de 2010
  23. Ir para cima Samba Rio Carnaval. «Os sambas de 2003». Consultado em 8 de maio de 2010
  24. Ir para cima Alícia Uchôa, para o G1. «BETH CARVALHO CHORA AO SER EXPULSA DE CARRO DA MANGUEIRA». Consultado em 8 de maio de 2010
  25. Ir para cima Leandro Colon, para o G1. «NELSON SARGENTO TAMBÉM FICA FORA DE DESFILE DA MANGUEIRA». Consultado em 8 de maio de 2010
  26. Ir para cima O Dia«Favorito, samba de Tuchinha e Lequinho vence disputa na Mangueira». Consultado em 8 de maio de 2010
  27. Ir para cima Alberto João, para SRZD Carnavalesco. «Lequinho ataca o comportamento da socidade na questão da presença de Tuchinha no samba da Mangueira». Consultado em 8 de maio de 2010
  28. Ir para cima Alberto João, para O Globo«Após polêmica sobre amizade com mulher de Beira-Mar, presidente da Mangueira renuncia». Consultado em 8 de maio de 2010
  29. Ir para cima O Globo«"Coração do Mangueirense está sangrando", diz Elmo José dos Santos, ex-presidente da Mangueira». Consultado em 8 de maio de 2010
  30. ↑ Ir para:a b «G1 > Edição Rio de Janeiro - NOTÍCIAS - Morre o cantor e intérprete Jamelão». g1.globo.com. Consultado em 27 de fevereiro de 2016
  31. Ir para cima Terra - Música. «Corpo de Jamelão é enterrado ao som da bateria da Mangueira». Consultado em 8 de maio de 2010
  32. Ir para cima UOL. «Aplausos e samba marcam enterro de Jamelão no Rio». Consultado em 8 de maio de 2010
  33. Ir para cima O Globo«Jamelão, despedida digna de bamba». Consultado em 8 de maio de 2010
  34. Ir para cima Rodrigo Coutinho, para o Carnaval Brasil. «Luizito briga na quadra da Mangueira e está afastado da escola». Consultado em 14 de dezembro de 2010
  35. Ir para cima Rodrigo Coutinho, para o Carnaval Brasil. «Luizito critica Ivo Meireles e anuncia saída da Mangueira». Consultado em 14 de dezembro de 2010
  36. Ir para cima O Dia na Folia (20 de dezembro de 2010). «Presidente da escola, 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
WikiquoteCitações no Wikiquote
WikisourceTextos originais no Wikisource
CommonsImagens e media no Commons
CommonsCategoria no Commons
WikinotíciasNotícias no Wikinotícias
Estação Primeira de Mangueira

Comentários